quarta-feira, 18 de julho de 2012

Entendendo a tal da "Alta Costura"

Oiiiii pessoal!

Vamos entender um pouco mais sobre a tão falada Alta Costura!

Inverno 2013


O que é Alta Costura?

O conceito de alta-costura surgiu em meados do século XIX em Paris, na França, por iniciativa do inglês Charles Frederick Worth. Este costureiro modificou o conceito de moda a partir do momento em que começou a confeccionar coleções a seu gosto que depois apresentava às senhoras da sociedade. Até então, a norma era as clientes definir empreviamente como desejavam a roupa. Worth inovou ao apresentar os modelos, cabendo às clientes a escolha apenas do tecido. Assim, Charles Worth impôs o seu ideal de beleza e elegância. A partir dessa altura, os alfaiates passaram a ser criadores de moda.
Durante a segunda metade do século XIX, a alta-costura impôs-se definitivamente no mundo da moda, dominando também no início do século XX, numa altura em que o estilista mais conceituado era o francês Paul Poiret. Durante eapós a Primeira Guerra Mundial, a francesa Coco Chanel assumiu-se como a referência máxima da alta-costura. Durante a década de 30 apareceram diversas casas dedicadas à alta-costura, entre as quais se destaca a também francesa de Christian Dior.
Nos anos 60, a importância da alta-costura começou a entrar em declínio, ao ser ultrapassada pelo pronto-a-vestir, um tipo de vestuário mais informal e mais acessível. 
Atualmente, a alta-costura deixou de ser um fator econômico com relevância na moda, representando em finais doséculo XX pouco mais de cinco por cento do total das vendas. No entanto, continua a deter muita força a nível publicitário, pois é através dos modelos de alta-costura que as casas de moda publicitam as suas propostas. 
Uma roupa para ser considerada de alta costura tem que preencher os requisitos que estão nos estatutos da “Chambre Syndicale de la Couture Parisienne” (Federação Francesa de Costura), que foi fundada em Paris no ano de 1885 com a finalidade de proteger a criação dos estilistas das cópias. Para pertencer a esse seleto grupo, mais conhecido como maisons, algumas normas devem ser observadas:

- Cada maison precisa empregar no mínimo 20 artesãos especializados (e muitas vezes esse ofício é passado dentro da própria família);


- O endereço da marca precisa ser entre as avenidas Champs Elysées, Montaigne e Georges V, as mais importantes de Paris;


- Os modelos têm de ser artesanais, feitos a mão. Ou seja, nada de costura à máquina;


- A sede da maison precisa ter ao menos 5 andares, e dispor de um espaço para desfile;


- A marca deve apresentar duas coleções ao ano, em Paris, e cada uma deve ter no mínimo trinta e cinco modelos originais para o dia e para a noite;


- As clientes podem encomendar peças sob medida (a essência da alta-costura: modelo feito exclusivamente pra você). 




Hoje, as únicas marcas no mundo que podem se autodenominar alta-costura são Adeline André, Anne Valérie Hash, Atelier Gustavo Lins (o único brasileiro da lista que criou figurinos para a novela das 9, Fina Estampa), Chanel, Christian Dior, Christophe Josse, Franck Sorbier,Givenchy, Jean Paul Gaultier, Maurizio Galante, Stéphane Rolland – os oficiais; Azzedine Alaïa(de volta na temporada de inverno 2011), Elie Saab, Giorgio Armani, Valentino – os estrangeiros; Alexis Mabille, Alexandre Vauthier, Bouchra Jarrar, Giambattista Valli (fez sua estreia na temporada de inverno 2011), Iris Van Herpen (fez sua estreia na temporada de inverno 2011), Julien Fournié, Maison Rabih Kayrouz e Maxime Simoens – os convidados.


Já fizeram parte dessa lista nomes como Pierre Cardin (que foi “expulso” quando começou a fazer prêt-à-porter), Balenciaga, Yves Saint-Laurent e Lanvin. Christian Lacroix foi um dos casos mais comentados quando, em 2009, deixou de desfilar devido à falência de sua marca. É, não são apenas os vestidos que custam uma fortuna, mas manter uma maison de alta-costura também. 

Uma peça produzida por esses nomes varia entre 35 mil a 100 mil euros, sendo que a maioria das compradoras usa o vestido uma única vez e por isso costumam doá-los a museus. Fazendo isso, elas ganham descontos nos impostos. A Chanel tem outra tática: quem servir numa peça do desfile ganha 30% de desconto! 

Quer saber como é feito a confecção de um vestido de alta costura, então veja esse video da Chanel. 



Segundo um dos top, top da moda francesa, Yves Saint-Laurent, "a alta costura é composta de segredos cochichados de geração a geração". 

Achou que ser couturier (costureiro) era fácil, então desconfie de quem sai por aí dizendo que faz alta costura, porque não faz não! 

Fonte: Infopedia, Modices, Youtube e Vila Mulher. 

Bjocas da Li 
FD

3 comentários:

  1. Agora entendi rsrs*-*muito legal bjos
    explodindoglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não é nada fácil!
    Trabalho super personalizado e dificl!
    Purrro luxo!

    http://www.achadosdathais.com.br

    ResponderExcluir

Oioioi, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
E volte sempre!!!!
Spazio Duwe, moda e estilo num só Lugar...